Com o mundo globalizado, em relação ao emprego, qual idioma devo aprender? A cada dia, mais e mais empregos exigem conhecimentos de inglês ou de outra língua estrangeira. Em muitos casos, não é preciso usar esse conhecimento no cotidiano, mas na hora de contratar um funcionário, o candidato que tiver o domínio de inglês ou espanhol (ou de outra língua, como francês, italiano…) levará vantagem.
E no emprego, às vezes, dominar uma segunda língua pode ser decisivo na escolha de que funcionário fará uma viagem de negócios ou alguma tarefa de destaque.
O inglês no mundo dos negócios
Mas qual língua estudar? No mundo dos negócios, o inglês é a língua fundamental. Claro que o espanhol ou outra também poderá ser bastante útil, dependendo da empresa onde você trabalhar. Por outro lado, não adianta sair por aí estudando várias línguas estrangeiras ao mesmo tempo.
Um executivo de uma multinacional me deu uma dica bem útil: primeiro, invista seus estudos e esforços em dominar completamente uma só língua estrangeira, preferencialmente o inglês. Mas estude até chegar ao nível avançado, de preferência, até conseguir fluência.
Só depois procure estudar uma terceira língua. O executivo conta que costuma receber muitos currículos de pessoas que têm o básico em inglês, o básico em espanhol e, às vezes, o básico de outro idioma.
Uma língua de cada vez
Porém, na prática, saber o básico em vários idiomas é como não saber quase nada de diversas coisas, pois, se um dia a pessoa precisar, não terá condições de usar seus conhecimentos de forma efetiva, para um trabalho profissional.
Por isso, não estude várias línguas ao mesmo tempo e não vá quicando, estudando um pouco de uma e pulando para outra. Especialize-se em uma delas.
E você? Está preparado para os desafios do mercado de trabalho? Já fala Inglês fluentemente? Me diga nos comentários e compartilhe este artigo com seus amigos.
Profº Ricardo Otávio.