A história de como surgiu o curso de Inglês no Brasil está ligada à história do país. Tudo começou com a vinda da Família Real portuguesa para o Rio de Janeiro.
Com a mudança, a Inglaterra, que era forte aliada dos portugueses, passou a investir e expandir o comércio para cá. Foi esse fato que começou a exigir empregados com conhecimento da língua, ou que, pelo menos, estivessem interessados em aprender.
D. João VI e as primeiras escolas
Assim, em 1.809, D. João VI decretou a criação das primeiras escolas de língua estrangeira, sendo uma de inglês e outra de francês. Em 1837, surgiu o Colégio Padre II, que incluiu esses idiomas na carga horária das escolas.
A grande expansão do idioma no Brasil aconteceu na década de 30, época da Revolução Industrial, quando surgiram os primeiros cursos e com a criação da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa em 1.934. No entanto, a maioria das grandes redes só surgiu nos anos 60, com o desenvolvimento dos métodos tradicionais de ensino.
O inglês nos dias de hoje
A necessidade do inglês ainda existe e é cada vez mais forte devido aos operacionais cada vez mais globalizados. Métodos diferenciados de ensino surgiram e fazem a diferença na vida profissional de um aluno. No Brasil, a procura por profissionais com bom conhecimento do idioma é grande, sendo que muitos só são contratados após várias avaliações do domínio da língua.
Os melhores cargos são para os mais bem preparados, e preparo, entre outros fatores, significa inglês fluente.
Espero que tenha gostado. Comente o que você achou deste Post.
Profº Ricardo Otávio.