Na hora de procurar uma vaga de emprego o domínio do inglês faz falta. A maioria dos estudantes no Brasil só descobrem a importância de falar inglês quando faz falta, ou seja, quando perdem uma oportunidade de trabalho ou de estudo. Os maiores prejudicados são os estudantes de baixa renda.
O INGLÊS NO BRASIL
No ranking de proficiência de 2022, entre 112 países ficamos na posição 60, atrás da Argentina e do Chile e muito distantes de Portugal, país que também fala português.
O inglês é a língua dos ricos ou muito ricos no Brasil, que é resultado de uma história de erros de políticas públicas. A visão de que o inglês é essencial é de 1809, época do Império. Leia o artigo que escrevi, Como surgiu o Curso de Inglês no Brasil.
Mas no começo dos anos de 1960, o ensino de um segundo idioma deixou de ser obrigatório e foi assim por três décadas. E ainda que em 1996 o inglês tenha voltado para a grade curricular, ainda não temos um método de ensino acessível ao alcance de todas as classes sociais. Ficar fora de um mercado cada vez mais global, é o preço que o país paga. Leia Dicas de Inglês para o ENEM.
O INGLÊS NO MERCADO DE TRABALHO
Quem fala a língua dos recrutadores sai na frente. Dados de uma agência de recrutamento revelam que os estagiários com inglês fluente ganham mais que o dobro do que os colegas na mesma função com o inglês básico. Profissionais com diploma superior recebem 65% a mais. Se for diretor, 90% a mais. Leia também, Emprego: qual idioma devo aprender.
As empresas buscam profissionais que tenham a capacidade técnica de fazer aquela função e consigam também se comunicar com os profissionais que estão alocados em outros países, especialmente com o trabalho remoto, e isso exige que o inglês faça parte dos requisitos das vagas que são publicadas.
O conselho que deixo aqui é: Não deixe para depois o estudo do inglês como segunda língua e muito menos fique acomodado pensando que nunca irá precisar falar inglês para estar inserido no mercado de trabalho ou até mesmo para acompanhar as mudanças que o mundo globalizado enfrenta diariamente. Lembre-se que vivemos no século XXI, a era das grandes transformações e da tecnologia.
Deixe nos comentários abaixo sua dúvida sobre o estudo do inglês e sua opinião sobre este artigo. Espero ter ajudado
Abraço,
Profº Ricardo Otávio.